Pular para o conteúdo principal

Plano de trading: Escolhendo o mercado em que irá atuar

Escolhendo o mercado de atuação


Fonte:
A primeira etapa que devemos fazer é escolher e concentrar nossos esforços em um mercado. Há vários mercados que possibilitam operar por um home broker, por uma corretora de varejo, posso citar alguns que me venham a mente enquanto digito estas linhas:

Mercado de ações, mercado de opções, mercado futuro, commodities, forex, opções binárias, bolsa de cryptomoedas, renda fixa, CFDs, ADRs, entre outros mais obscuros ou menos conhecidos.

Eu não tive dúvidas em qual escolher, mas isso se deve ao meu passado, pois foi o primeiro que conheci e o primeiro que me dei mal. Então é mais uma questão de paixão, honra e apego e não por suas qualidades e potencial de resultado.

Não importa o mercado que você escolha operar, todos eles têm sua oportunidades, seus potenciais de retorno, suas dificuldades e seus defeitos. Eu acredito que é possível se dar bem em qualquer mercado, até porque há inúmeros exemplos em cada um deles, de pessoas que se deram bem.    

Porém uma coisa é certa, você precisa saber como aquele mercado funciona, como ele é criado e o porque dele existir. Existe mercado que é criador de valor, existe mercado que é apenas uma via para adquirir bens mobiliários de outro mercado, mercados que existem para desbancar e até mesmo para destruir e se inserir no lugar de outro. Entender como funciona o mercado que você deseja atuar é de fundamental importância para se dar bem e conseguir ser consistente em seus resultados.

As características dos mercados podem ser parecidas, mas não são iguais e conhecer profundamente essas características vai ser o diferencial. Vamos a um exemplo prático e simples.

Vamos dizer que você foi atingido pelo marketing do mercado de ações e deseja ser um trade de ações como o top trader do youtube, você quer ser igualzinho a ele, afinal, ele ganha milhares de reais por mês. Abre sua conta na corretora, abre os gráficos e começa a operar. Você é esperto o bastante e logo aprendeu as manhas da análise gráfica, começa a operar as ações da Vale, Banco do Brasil, Petro e Itaú. Porém se depara com algo que não havia previsto; Este é um mercado caro,  lento e não se enquadra a sua realidade financeira atual, por mais que você tenha acertado incríveis trades, o retorno não está sendo como você havia sonhado e previsto, seu saldo não é capaz de operar mais do que 10 lotes de 100 ações por vez, o que faz você perder bons trades e seus lucros não serão capazes de lhe dar a vida que você tanto sonha.

Decidido a encontra um mercado que seja mais barato, mais lucrativo e que adapte a realidade do seu potencial financeiro, você descobre o mercado de opções. Os ativos alí valem centavos e se multiplicam com uma velocidade espantosa, nos livros e nos videos que você viu, era comum os ativos se valorizarem 300%, 500%, 1000%. Você já logo vislumbra as viagens, lugares e carro que irá comprar, decidido, você migra para o mercado de opções. Já nos primeiros dias e semanas, se depara com problemas técnicos que terá que lidar, os nomes dos ativos são diferentes, alguns que via nos videos do youtube sumiram do nada, você os digita no seu Home Broker e eles não aparecem, nota também que o mercado pula muito suas boletadas te deixando para trás várias vezes, enfim, terá de aprender como este mercado funciona, como ele é criado e se adaptar ao novo mercado que está inserido.

Eu por paixão e por estar ligado (preso) ao eu passado, eu escolhi o mercado Forex.

O que é o mercado Forex?


Eu não vou fazer crtl+c e crtl+v e postar aqui uma explicação decente e clara sobre este mercado. Não é esta a minha intenção aqui, então vou digitar e escrever o que eu tenho na cabeça sobre este mercado. Vai ser uma explicação bem ruim e cheia de erros, mas será rápida e prática.

Este é um mercado spot, um derivativo muito parecido com o mercado futuro, os mini-índice e contratos de dolar da BMF. A diferença principal é que os contratos vencem todos os dias, enquanto os contratos do mercado futuro vencem ... ... ... no futuro, numa data específica, que pode ser um, dois ou vários meses a frente.

Se é um mercado onde os contratos vencem todos os dias, para fazer swing trade, ou manter a posição por mais tempo, terá que pagar (ou receber) taxas de rolagem todos os dias. Outra característica é ser um mercado descentralizado e que não gera valor.

Os ativos e contratos do mercado forex são uma via, não produzem nada e por isso não geram valor algum

Como assim?

Os contratos forex são uma via criado apenas para trocar moedas de vários países, sendo usado hoje pelos trades de varejo apenas para especulação ou hedge. Ao adquiri um contrato forex, você não terá diretos a dividendos, proventos e outras coisas mais, já que uma moeda não produz nada, não produz carros, sacos de soja, roupas, etc. 

A única coisa que ativos/contratos forex produzem são taxas: Swaps, Comissões, Spread, Rollover.

Graças ao swap cambial, algumas vezes você pagará taxas por manter a posição ou receberá taxas por manter a posição. 

Exemplo:

Swap de dólar x libra estrelina: Trocam-se os montantes iniciais de dólares e em libras. Durante o contrato, são feitos pagamentos de juros a uma taxa prefixada (normalmente a taxa de juros de cada país) para cada moeda, a diferença do resultado é pago ou cobrado de cada lado do contrato.

Outra grande característica um tanto difundida, é que se trade de um mercado aberto 24 horas por dia, 7 dias da semana. Ele não fecha nunca além de ser descentralizado, não há nenhum governo ou empresa responsável por fazer as negociações e sim uma rede formada principlamente pelos grandes bancos, bancos menores, bancos de varejos e empresas.

De maneira superficial e teórica, é este o mercado que vou me aventurar. Ele não é pior nem melhor que nenhum outro, possui suas características e peculiaridades.


www.viver-de-trade.blogspot.com.br

  




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Trading: Escolhendo a Corretora Forex

Fonte Seguindo o meu plano de trading, o primeiro passo para operar no mercado Forex foi escolher uma corretora, ou broker. Confesso que isso foi mais demorado e difícil do que imaginei a princípio.  Uma tarefa que era para ser relativamente simples acabou demandando muita tempo e energia, porém isso se deve ao fato de eu buscar as melhores condições para mim, para minha situação financeira. Os brokers de forex são extremamentes tecnológicos e plugados na rede, o que acaba sendo muito bom, gera rapidez, facilidade e alcance a um simples click. Porém como em todos os lugares, há muitas pessoas de má fé na internet e atacam ferozmente com seus marketing ultra agressivos os usuários e investidores deste mercado. Prometendo Deus e o Mundo para depois roubar o rico dinheirinho dos mais inocentes ou dos mais desavisados. Como o mercado Forex não possuí um órgão central, ou governo que tome conta de todas as transações, e sim uma rede de bancos privados,  públicos e empre

Atualização Patrimonial Janeiro 2018 - R$ 111.922,41

Não, eu não morri ou desisti de buscar uma vida melhor, de ser menos escravo. Apenas passei um tempo encasulado e alienado. Pela primeira vez, desde que comecei a trabalhar (6 anos), tirei férias no fim de ano, mas precisamente no fim de Dezembro indo até meados de Janeiro. Todo mundo briga por ter férias nesta época, resolvi entrar na onda e ver se este é mesmo o melhor período para se tirar férias. Devo abaixar a cabeça e concordar que é muito bom tirar férias neste período, é o alinhamento dos astros da humanidade, muita gente de bom humor, fácil de encontrar amigos e familiares na mesma situação tua, todos com um pouco de tempo para dedicar a si mesmos e aproveitar um pouco a vida, este presente que temos e que não conseguimos aproveitá-lo por causa de um povo. Não fui para praia, não viajei pro exterior, não fui em festas tops, aliás, não fui em festa alguma, tudo é muito caro. Mas mesmo assim, foram ótimas férias.  Aprendi e me foi revelado muita coisa nessas

Resultado Novembro 2017 - ($ -16,37)

Bom. Fazendo um breve resumo de fechamento de mês. Resultado financeiro O resultado financeiro ficou negativo em cerca de -1,77% da minha conta. Como podem ver, já comecei com o pé esquerdo nessa empreitada. Realizei cinco operações, neste tempo, na verdade seis, mas a última que é uma venda no par EURUSD ainda continua em aberto. Das cinco operações que eu fiz três foram no par EURUSD e duas no GOLD (XAUUSD). O resultado geral no EURUSD ficou em $ -19,09 e no GOLD $ 2,72, chegando ao resultado final de $ -16,37. Confesso que este resultado poderia ter sido diferente. Cometi um erro básico, de mudar meu plano de trading prematuramente. Um erro de iniciante que me custou alguns doláres, pois me fez ficar inerte em algumas novas possibilidades de apostas, quero dizer trades. O que me alenta é que meu plano de trade está quase pronto. Estou realizando backtest e tradando os dois ativos ao mesmo tempo, o que não recomendo ninguém fazer, pois não é muito sábio realizar este