Pular para o conteúdo principal

Plano de Trading: Escolhendo a Corretora Forex

Fonte
Seguindo o meu plano de trading, o primeiro passo para operar no mercado Forex foi escolher uma corretora, ou broker.

Confesso que isso foi mais demorado e difícil do que imaginei a princípio. 

Uma tarefa que era para ser relativamente simples acabou demandando muita tempo e energia, porém isso se deve ao fato de eu buscar as melhores condições para mim, para minha situação financeira.

Os brokers de forex são extremamentes tecnológicos e plugados na rede, o que acaba sendo muito bom, gera rapidez, facilidade e alcance a um simples click. Porém como em todos os lugares, há muitas pessoas de má fé na internet e atacam ferozmente com seus marketing ultra agressivos os usuários e investidores deste mercado. Prometendo Deus e o Mundo para depois roubar o rico dinheirinho dos mais inocentes ou dos mais desavisados.

Como o mercado Forex não possuí um órgão central, ou governo que tome conta de todas as transações, e sim uma rede de bancos privados,  públicos e empresas financeiras que intermediam os contratos de compra e venda, é comum você abrir uma "empresinha" nas ilhas Pascal (o mais comum são ilhas de paraíso fiscal, Chipre, Barbados, etc) e dizer que está conectado nessa rede e atrair clientes para a sua corretora. Se por acaso sua corretora estiver dando prejuízo, você simplesmente fecha as portas e some com o dinheiro dos clientes.

Sem contar os vários sites scans que aparecem nesse mercado. São sites que são apenas sites, sem nada no plano de fundo, sem empresa, sem transações de mercado real. Depois que o criador do site levanta uma boa grana e sua máscara começa a ruir, o site simplesmente desaparece no ar.

Então vou separa essa postagem em dois tópico; A maneira correta de escolher a corretora e a maneira que eu fiz.

A maneira corretar de escolher um broker forex


A primeira coisa que se deve fazer é descobrir em qual país aquela empresa, corretora ou broker forex, está instalada. Para uma maior segurança, devemos escolher corretoras que estão instaladas nos polos financeiros, ou seja, Estados Unidos ou Reino Unido. Estes dois países estão muito a frente dos demais, quando o assunto engloba mercado financeiro, legislação avançada e segurança, principalmente de moedas e mercados de livre concorrência, sem intervenção Estadista. Os dois países possuem anos e anos de experiência, grandes bancos privados e bancos públicos autônomos, além de historicamente terem sidos os donos do dinheiro do mundo, antes do dólar americano era a libra que reinava. 

Muita gente na internet coloca Austrália também no grupo, porém não a coloco aqui devido a sua agência de regulamentação dos mercados financeiros a ASIC. É uma excelente instituição de regulamentação financeira,  porém tem o costume de deixar a desejar quando tem de interceder nas disputas que envolvem as corretoras e cidadãos que não são residentes na Australia.

Outros citam Japão e Alemanha, porém pela dificuldade do idioma, eu também não os coloco aqui.

A segunda característica que devemos olhar é se trata de uma corretora regulamentada ou não. Há inúmeras corretoras listadas na internet que não possuem registro e regulamentação para operar no mercado forex, ou são regulamentadas e registradas por países extremamente corruptos ou fracos no quesito de proteção ao cliente e seu dinheiro depositado nas corretoras. 

Mais uma vez, devemos buscar a proteção dos Estados Unidos ou Reino Unido. 

Se a corretora estiver nos Estados Unidos, você deve procurar no site da NFA (National Future Association) se a corretora realmente está listada e registrada: https://www.nfa.futures.org/basicnet/;

Se a corretora estiver na Inglaterra, você deve procurar no site da FSA: https://register.fca.org.uk/.

Qual dos dois países é melhor? 

Aqui acredito que seja mais uma questão de gosto e empatia. A diferença mais marcante que tem entre os dois países, se trata da alavancagem, sendo que a alavancagem máxima inicial permitida nos EUA depois do subprime é de 50 vezes, já na Inglaterra não possui esta limitação, sendo comum as corretoras oferecerem alavancagem de até 400 vezes para operar forex. A NFA possui algo semelhando ao fundo de garantia de crédito que temos no Brasil, em até 50 mil dólares eles bancam (devolvem esta quantia) caso a corretora registrada tenha sumido com seu dinheiro. 

A terceira característica a ser observada seria o custo das operações, ou spread cobrado pela corretora. Porém este é mais um plus e não uma medida de segurança na hora de escolher sua corretora forex.

Os truques que algumas corretoras forex utilizam


É muito comum algumas corretoras forex (brokers), terem a regulamentação do NFA e da FSA e terem suas sedes em paraísos fiscais, (Chipre, Ilhas Cayman, outras ilhas e países).  Neste caso é melhor ficar com um pé atrás, pois eu não tenho a menor informação caso houver algum problema com a corretora, você terá de entrar em contato com a NFA, FSA ou a agência regulamentadora do país de origem da empresa.

Se alguém tiver mais informações sobre o tema e quiser compartilhar a informação, será bem vinda.


A maneira como fiz a escolha da corretora


Bom, agora vou falar a maneira que eu fiz a escolha da minha corretora.

No começo, meus planos era seguir caminho seguro e escolher uma corretora segura, registrada e com preços atrativos e que tivesse suporte em português, já que eu não falo inglês.

No caso eu tinha a ONDA dos Estados Unidos e a ActiveTrader na Inglaterra.

Porém o demônio (e o marketing agressivo) começou a falar no meu ouvido:

Fonte
"Cara, você pretende começar com apenas 500 dólares, onde que isso vai te levar? porque você não pega outras corretoras que lhe dão inúmeras vantagens e depois quando você tiver dinheiro de homem você migra para as corretoras de homens" 

Então passei a olhar as corretoras que davam bônus no seu depósito. A primeira que olhei foi a LiteForex. Essa era a corretora que eu operava no passado, nunca tive problemas com ela, rápida, site bem intuitivo e de quebra estava dando 200% de bônus sobre o meu depósito. Pesquisei sobre a empresa e descobri que se trata de uma empresa sem nenhuma regulamentação de peso, só tem um registro nas Ilhas Marshall. Isso era mais do que motivo suficiente para me deixar longe dela, porém o saudosismo e minha ganância estavam vencendo a batalha, afinal era 200% de bonificações, que iria elevar meu capital inicial de 500 para 2000 dólares.

Porém decidi pesquisar mais a fundo sobre o bônus de 200%, li as letras miúdas do contrato, entrei em contato com o suporte, procurei pessoas que eram clientes da corretora e descobri o seguinte sobre os altos bônus das corretoras Forex.

Esses bônus não servem para quase nada, pois você não pode contar com ele para o margim call ou para abrir operações

Margim call é quando sua perdas ultrapassam o capital de segurança destinado a abrir operações com alavancagem, do que adiantava eu ter um saldo $ 2.000 sendo que eu posso contar com apenas os meus $ 500 para operar. Esses $ 1500 servem apenas para deixar minha conta mais bonita, já que eu não posso utilizar este dinheiro.

Consultei várias outras corretoras Forex, que davam bônus semelhantes, de 100%, 50%, 30% e todas tem a mesma política para os bônus. Certa vez estressado, fiz a seguinte pergunta para o suporte da FBS: "Para que diabos serve a porra desse bônus, se não posso utilizá-lo nas minhas operações" então o suporte me deu uma resposta clara e objetiva: "Serve apenas para o Sr sacar o mesmo, depois de alguns meses ou anos operando com a gente". Ou seja, esses bônus não são mais do que ilusão, pois estas corretoras tem seu spread mais alto (custo operacional) que no fim, quando chegar o momento de sacar o bônus, você já terá pago ele todo de volta em forma de taxas.

Então em busca de outra forma de alavancar meus investimentos, passei a olhar as contas PAMM, das corretoras.

Contas PAMM de forma sucinta, nada mais é do que você poder receber aportes de outros clientes da corretora na sua conta, dividindo assim os lucros e prejuízos que você tiver nas negociações com os demais clientes que aportaram na sua conta de negociação.


Então cheguei até a EtoroFxOpen, empresas que possuem boas regulamentações (ASIC e FCA) porém sua sede principal não está na Inglaterra. Mas a idéia de poder aumentar meu poder de resultado, através de aportes de outras pessoas me deixaram bem animado. Até que eu descobri que esta é uma prática proibida no Brasil.

Em outros países, inclusive Inglaterra e EUA, qualquer pessoa física pode criar seu clube de investimento ou fundo mútuo de investimento, mas no Brasil isso é proibido.

Então eu que preso pela minha liberdade, resolvi descartar esta hipótese, ainda mais sendo uma pessoa cujo a sorte não anda ao meu lado, é quase certeza que isso pode vir a dar problemas para mim.

Então, já aos 45 do segundo tempo, eu descubro a XM. Ela se baseia na mesma categoria da FxOpen, corretora com boas regulamentações mas que possuí sua sede em paraíso fiscal. O que pode vir a ser um problema, caso a corretora venha a me dar problemas, porém ela possuí um sistema de bonificação que eu estava procurando, onde posso usar seu bônus para abrir trades e operar com os mesmo.

Como eu ainda não tenho uma estratégia de trading testada e comprovada, esse bônus pode ser o respiro que vou precisar durante minha caminhada rumo a proficiência e consistência no mercado. 

Abaixo segue um vídeo complemento desta postagem:







www.viver-de-trade.blogspot.com








Comentários

  1. Olá, não colocou no seu critério que a corretora deve ser ECN por qual motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grande Eduardo.

      Bom, deixa eu ver como eu abordo sobre este assunto.

      ECN é apenas um modelo de negócio, onde as corretoras são integradas a rede dos grandes bancos e/ou grandes corretoras.

      Porém, isso não é garantia de segurança e idoneidade, tanto é que não conheço nenhum fonte segura que informe quais corretoras e bancos fazem parte da rede ECN que a corretora escolhida faz parte. A rede ECN serve para diminuir custos e aumentar a liquidez para as corretoras, mas não é sinônimo de segurança, tanto é que tem muita corretora que diz ter a tecnologia ECN porém nem regulamentação possui, a liteforex é um exemplo.

      O que importa mesmo e se a corretora possui o registro (de forma verdadeira) em uma boa e forte agência regulamentadora.

      Como assim de forma verdadeira?

      A Avatrader por exemplo, diz que possui registro na ASIC, porém quando você faz a pesquisa no site da ASIC, verá que o registro dela foi cancelado em 2012.

      espero que tenha conseguido lhe explicar.

      abraços

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo esclarecimento, eu realmente achava que o fato de a corretora ser ECN seria uma grande garantia pelo fato dela realmente enviar a ordem para o mercado.

      Excluir
    3. Eu também pensava assim no início =D

      Mas a gente tem de ficar ligado com o marketing das corretoras, elas possuem muita gente treinada no comportamento humano e se aproveitam muito disso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização Patrimonial Janeiro 2018 - R$ 111.922,41

Não, eu não morri ou desisti de buscar uma vida melhor, de ser menos escravo. Apenas passei um tempo encasulado e alienado. Pela primeira vez, desde que comecei a trabalhar (6 anos), tirei férias no fim de ano, mas precisamente no fim de Dezembro indo até meados de Janeiro. Todo mundo briga por ter férias nesta época, resolvi entrar na onda e ver se este é mesmo o melhor período para se tirar férias. Devo abaixar a cabeça e concordar que é muito bom tirar férias neste período, é o alinhamento dos astros da humanidade, muita gente de bom humor, fácil de encontrar amigos e familiares na mesma situação tua, todos com um pouco de tempo para dedicar a si mesmos e aproveitar um pouco a vida, este presente que temos e que não conseguimos aproveitá-lo por causa de um povo. Não fui para praia, não viajei pro exterior, não fui em festas tops, aliás, não fui em festa alguma, tudo é muito caro. Mas mesmo assim, foram ótimas férias.  Aprendi e me foi revelado muita coisa nessas

Resultado Novembro 2017 - ($ -16,37)

Bom. Fazendo um breve resumo de fechamento de mês. Resultado financeiro O resultado financeiro ficou negativo em cerca de -1,77% da minha conta. Como podem ver, já comecei com o pé esquerdo nessa empreitada. Realizei cinco operações, neste tempo, na verdade seis, mas a última que é uma venda no par EURUSD ainda continua em aberto. Das cinco operações que eu fiz três foram no par EURUSD e duas no GOLD (XAUUSD). O resultado geral no EURUSD ficou em $ -19,09 e no GOLD $ 2,72, chegando ao resultado final de $ -16,37. Confesso que este resultado poderia ter sido diferente. Cometi um erro básico, de mudar meu plano de trading prematuramente. Um erro de iniciante que me custou alguns doláres, pois me fez ficar inerte em algumas novas possibilidades de apostas, quero dizer trades. O que me alenta é que meu plano de trade está quase pronto. Estou realizando backtest e tradando os dois ativos ao mesmo tempo, o que não recomendo ninguém fazer, pois não é muito sábio realizar este